Bolinhos de Mirtilo e Amêndoa

by Ottolenghi

As minhas inspirações para receitas, ou para as testar, normalmente vêm dos vários blogs e livros de receitas que vou vendo, mas também de dois amigos de quem já falei e que me desafiam ou com receitas que eles próprios descobriram ou que querem fazer e aproveitamos para trocar ideias.

Esta que vos trago, veio novamente de uma dessas conversas. Uma bela noite sai um pop up na minha janelinha de messenger de uma fotografia que um desses amigos me estava a mandar. E que bonita que estava… E mais… tinha mirtilos… e amêndoa… e cobertura líquida! Estava conquistada.

Rapidamente pedi ao meu amigo a receita. Era novamente do livro “Sweet” do Ottolenghi, que tanto ele gosta, o inspira a fazer doces para a família e que muitas vezes partilha no seu próprio blog.

Não perdi muito tempo, até porque tenho regulamente mirtilos em casa e agora faço questão de ter sempre alguma farinha de amêndoa. E realmente, o que a fotografia dele prometia, quando feitos, os bolinhos cumpriam: quando se come um, quer-se outro logo a seguir.


Ingredientes:

  • 190 gr de manteiga à temperatura ambiente (mais extra para untar as formas)
  • 190 gr de açucar
  • raspa de 1 limão
  • 4 ovos L
  • 190 gr de farinha de amêndoa
  • 45 gr de farinha sem fermento (mais extra para polvilhar as formas)
  • 1/4 colher de cá de fermento
  • pitada de sal fino
  • 100 gr de mirtilos (e mais uns quantos para decorar)

Cobertura:

  • 160 gr de açucar em pó
  • 35 ml de sumo de limão

Aquecer o forno a 180º C. Untar com manteiga e polvilhar com farinha 12 formas de queque (esta receita deu para 15).

Bater a manteiga , o açucar e a raspa de limão com a ajuda de uma batedeira até obter uma mistura cremosa. Em velocidade média, adicionar os ovos batidos e a farinha de amêndoa em 3 ou 4 partes alternadamente.

Peneirar a farinha, o fermento e o sal e juntar ao preparado anterior, envolvendo com cuidado.

Finalmente adicionar o sumo de limão. e mexer bem até incorporar.

Com a ajuda de uma colher, verter a massa nas formas e dividir os mirtilos equitativamente e empurrá-los para dentro da massa de modo a que fiquem cobertos. Assim garante-se que cada forma tem quantidade igual de frutos.

Levar ao forno 30 a 35 minutos até a superfície estar ligeiramente dourada e ao inserir um palito, este saia limpo. Retirar e deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar para uma rede para arrefecerem totalmente com o topo virado para baixo.

Para a cobertura, basta misturar o sumo de limão com o açúcar e deitar por cima dos bolinhos já bem frios. Finalmente decorar com 3 mirtilos e a seguir devorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.