Bolo de Abóbora e Laranja

Chegou o tempo das laranjas lá em casa.

Para variar, a nossa árvore brota laranjas para um batalhão e arranjar maneira de as despachar, depois já ter esgotado os amigos a quem oferecemos um bom saco delas, não é fácil.

Para ajudar, este fim de semana resolvi fazer uma sopa de abóbora do Gordon Ramsay, e sabe-se lá o que me deu na cabeça, abri e assei uma abóbora de 3 quilos, quando só precisava de metade ou menos.

Resultado: laranjas e puré de abóbora assada ali disponíveis.

Já tinha aqui publicado um outro bolo de laranja, o bolo dos domingos lá de casa na minha infância e na realidade deve haver uma série de de versões de bolo de laranja. Supus, e bem, que abóbora e laranja deveriam ligar na perfeição e depois de uma série de pesquisas, dei com um site com uma receita criada para a Bimby, que resolvi adaptar.

E ao domingo sabe mesmo bem fazer um bolo. Encher a casa daquele aroma irresistível de bolo acabado de cozer. Garanto-vos que este bolo simplesmente nem pede licença. Entre o tempo de cozedura e a confecção da calda, não há como não perceber que a laranja tomou de assalto todo o ambiente.

Este é um bolo simples de fazer, rápido e perfeito para os amantes de bolos húmidos. A calda vai tornar este bolo leve e fofo, ainda mais aromático e com uma densidade a parecer que ficou mal cozido. Melhor… só pensando em acompanhar com um chocolate quente!

Abóbora


Ingredientes:

Calda de Laranja:

  • sumo de 1 laranja
  • sumo de 1/2 limão
  • 120 gramas de açucar

Bolo:

  • 350 gramas de puré de abóbora
  • 125 ml de azeite
  • 125 ml de óleo
  • casca ralada de 2 laranjas
  • sumo de 1 laranja
  • 180 gramas de açucar
  • 3 ovos
  • 280 gramas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • pitada de sal

Pré-aquecer o forno ventilado a 160º C (se não for ventilado, a 180º C calor superior e inferior).

Untar com manteiga e polvilhar com farinha, ou usar desmoldante próprio, uma forma que possa levar cerca de 2 litros de massa (nesta receita usei uma das minhas preferidas da Nordic Ware, a forma Crown)

Separar as gemas das claras.

Numa taça, bater as gemas com o açucar, o azeite e o óleo até emulsionar bem.

Juntar o puré de abóbora, as rapas e o sumo da laranja. Finalmente envolver a farinha com o fermento adicionado, com cuidado de modo a não bater demais ou o bolo pode ficar duro.

Bater as claras em castelo e juntar em 3 fases à mistura anterior novamente com muito cuidado de modo a não perder o ar nas claras.

Deitar a massa na forma e levar ao forno cerca de 40 minutos ou se quando fizer o teste do palito este sair seco.

Enquanto o bolo coze,  deitar o sumo da laranja e o açucar numa panelinha e deixar levantar fervura durante cerca de 2 minutos. Reservar.

Retirar o bolo do forno, se usar uma das formas Nordic Ware, deixar o bolo na forma mais 10 minutos e desenformar. Picar o bolo ainda quente com um espeto e com um pincel, adicionar a calda ao bolo devagar, de modo a que este absorva pelo menos 3/4 do liquido.

Deixar arrefecer no prato  e depois é só comer.

5 Comments Add yours

  1. Isabel de Sousa diz:

    Tudo isto engorda só de ver 🙂
    Apresentação cuidada e apelativa.
    Muitos parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.