Spaguetti al Nero di Sepia com Vieiras em molho de Limoncello

Este prato de vieiras e spaguetti al nero di sepia é a pensar num jantar especial para quando abraçarmos aqueles de quem temos saudades de abraçar.

Tenho um caso especial com vieiras. Sempre gostei e sempre tive alguma dificuldade em cozinhá-las… obter aquela dourado… Obter a consistência certa. Tudo faz deste ingrediente desafiante e próprio para usar num prato que se queira delicado e especial.

Confesso que não foi o que pensei quando o fiz. Na verdade, quando fiz este prato foi porque realmente me apetecia vieiras… e estava entusiasmada com o pacote de spaguetti que tinha comprado na minha ultima (e agora tão rara) incursão ao supermercado… e porque tinha ali um creme de limoncello a que tinha de dar uso… E por isso já agora… deixa ver o que dá isto tudo junto.

E tudo junto, digo-vos que dá uma receita fabulosa. Um prato aromático, de sabores evidentes que se juntam numa harmonia perfeita para sim, um jantar muito especial. Um jantar para comemorar o fim do que muitos desejam. Um jantar para comemorar poder voltar a abraçar quem se quer abraçar.

Para a execução há que ter alguns cuidados. O ideal é ter vieiras frescas, mas é bastante raro encontrar, pelo que os miolos congelados são bastante bons, desde que se descongelem em segurança e se retire o máximo de humidade possível.

Para a aromatização do limoncello, que é um ingrediente que não terão actualmente nas despensas, mais uma razão para ser uma refeição comemorativa, o que significará que poderão ir às compras para este ingrediente especial (e o açafrão também), poderão usar o licor adicionando natas ou usar uma crema de limoncello e aí já não necessitam das natas.

Vamos à receita?


Spaguetti al Nero di Sepia com Vieiras em molho de Limoncello

Ingredientes:

  • 8 vieiras (sem concha)
  • 100 gr spaguetti Nero
  • 100 ml vinho branco
  • 100 ml limoncello (ou creme de limoncello)
  • 50 ml natas (não usar se usarem o creme de limoncello)
  • 10 fios açafrão
  • 1 fio óleo vegetal
  • sal

Preparação:

  • Descongelar o miolo das vieiras durante a noite no frigorífico sobre papel de cozinha para absorver o máximo de humidade. Antes da preparação, renovar o papel e absorver mais humidade remanescente. Temperar com sal fino.
  • Aquecer o vinho branco até ferver, colocar numa tacinha e juntar os fios de açafrão deixando infundir no líquido pelo menos 20 minutos.
  • Numa panela funda aquecer água suficiente para cozinhar o spaguetti, seguindo as instruções da embalagem.
  • Aquecer uma frigideira que possa suportar temperaturas altas. Uma antiaderente é boa, mas para se obter aquela dourado na superfície da vieira, é preferível uma de inox. Quando bem quente, juntar um fio muito pequeno de óleo e deixar aquecer bem. Limpar o excesso do óleo (se houver) com papel de cozinha e fritar as vieiras durante 3 minutos de um lado e 2 do outro.
    É muito importante neste passo duas coisas:
    1. As vieiras têm de ter o mínimo de humidade possível
    2. não ceder à tentação de mexer nas vieiras enquanto fritam. Se estiverem a usar uma frigideira de inox, apesar do oléo, podem pegar. Elas soltam-se sem problemas quando tiverem aquela crosta dourada.
    3. respeitar os tempos. Se cozinharem demais podem ficar "emborrachadas".
  • Quando fritas, reservar sobre um prato e manter quentes.
  • Reduzir o lume da frigideira para médio baixo e deitar o vinho branco com o açafrão, o limoncello (ou o creme) e as natas (omitir estas se usarem creme de limoncello). Deixar ferver até concentrar durante um ou 2 minutos.
  • Servir o molho no fundo do prato, colocar o spaguetti por cima e finalizar com as vieiras. Cobrir com um fio de azeite e polvilhar com raspas de limão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.