Espuma de vinho tinto e “lingonberry”

Nunca partilhei aqui molhos… Incluo sempre nas receitas com uma breve referência. Mas esta espuma de vinho tinto achei que valia a pena.

Andava há meses para experimentar uma base de zabaion salgada. “Lá vem ela com as coisas difíceis!” Confesso, esta não é das mais simples. Mas como tudo o que dá trabalho vale a pena.

Trata-se de mais um sabor que trago das minhas viagens. Há meses em Estocolmo num restaurantezinho na Old Town, experimentei um lombo estufado de gamo com zabaion de lingonberry que me ficou no imaginário. É um molho rico, um quê de acre, que liga perfeitamente com carnes vermelhas.

O lingonberry é um fruto silvestre nórdico que, graças às multinacionais e internacionalização, é relativamente fácil de encontrar em Portugal, graças a esse enorme empreendimento da decoração interior chamado IKEA. Associado à leveza das natas e à acidez do vinho tinto, temos um molho perfeito para acompanhar uma boa carne grelhada cá no nosso cantinho.

Eu sei que a probabilidade de terem um sifão, é incrivelmente pequena. Nem vos aconselho a irem comprar um. Se me falassem numa máquina de fazer pasta… Bom isso dizia que sim, sem dúvida nenhuma, mas um sifão é apenas uma das minhas manias de querer saber como se fazem certas coisas e querer sempre mais desafios. Meter o molho obtido num sifão e fazer dele uma espuma, eleva ainda mais os sentidos, disso podem ter a certeza.

Mas encorajo-vos a que façam este molho na próxima vez que quiserem impressionar e fazer uma carne grelhada diferente. Só por si, sem a leveza da espuma, vai fazer milagres.


Ingredientes:

  • 2 gemas de ovo
  • 1 1/2 colher de sopa de vinho tinto
  • 1/2 colher de sopa de compota de “lingonberry”
  • 1/4 de chávena de natas à temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida sem sal
  • sal a gosto
  • pitada de pimenta caiena

Em banho maria, com o cuidado de não ter a água a ferver, bater as gemas, com o sal, o vinho tinto e apimenta caiena.

Quando engrossar, retirar do lume, incorporar a manteiga, as natas e a compota. Verificar os temperos.

Servir quente com uma carne grelhada.

Pode ser servida assim, mas se tiverem um sifão, passar a mistura ainda quente por um passador, colocar no sifão, agitar 5 vezes. Deixar descansar 15 minutos. Agitar mais 5 vezes e numa posição vertical servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.