Pão de Água (fácil de fazer)

fazer um Pão de Água é uma receita fácil de fazer e muito procurada pelos utilizadores dessa máquina que tantos adoram.

Um pão de água é muito simples e fácil de fazer. Precisamente por isso é uma receita muito procurada pelos utilizadores da Bimby e feita com imenso sucesso, já que é um pão que se faz com apenas quatro ingredientes: água, farinha, fermento e sal.

fácil de fazer

A água é o ingrediente principal, que dá humidade e elasticidade à massa.

A farinha é o que dá estrutura e consistência ao pão. Por isso, é bom ter uma farinha de boa qualidade que, ao amassar, construa uma boa base elástica. Aqui no UMA RECEITA somos fãs das Farinhas Paulino Horta, mas quem tem acesso à Gleba também pode encontrar boas farinhas, embora estas últimas eu ainda não tenha experimentado.

Em última análise, as T65 disponíveis nos supermercados também servem perfeitamente.

O fermento é o que faz o pão crescer e ficar fofo. Existem pelo menos 2 tipos disponíveis:

  • o seco
  • o fresco.

Numa regra simples, 1/3 da quantidade do fermento fresco é a necessária se utilizarmos o seco (ex: se a receita pede 12 gr de fermento fresco, a quantidade para se usar seco é 4 gr).

Finalmente, o sal. O sal é o que dá sabor e ajuda a controlar a fermentação e por isso tão importante nas receitas.

Na Bimby, consegue-se fazer este pão de água de forma fácil e rápida, usando o copo para misturar e amassar os ingredientes, e depois deixando a massa levedar num local quente até dobrar de volume. Mas na verdade, é tão fácil de fazer que com qualquer batedeira, ou mesmo à mão, é possível obter óptimos e deliciosos resultados.

Depois, só tem que moldar o pão e levar ao forno bem quente até ficar dourado e crocante.

O pão de água é nutritivo, fornece energia e saciedade, e tem pouca gordura. Além disso, é um pão que se conserva bem durante alguns dias, especialmente se colocar um recipiente com água quente no forno quando o cozer, pois isso cria vapor e mantém o pão húmido por dentro, enquanto por fora cria uma crosta deliciosamente estaladiça.


Pão de Água (tipo Bimby)

Ingredientes:

  • 225 ml água
  • 260 gr farinha T65
  • 100 gr farinha de espelta integral
  • 8 gr fermento de padeiro seco (ou 10 a 12 gr de fermento fresco)
  • 5 gr sal

Preparação:

  • Colocar numa taça grande ou na taça da batedeira a água e a farinha e misturar durante um minuto ou o suficiente para que os ingredientes estejam todos bem combinados. Deixar descansar durante 40 minutos.
  • Adicionar o fermento e o sal (atenção para não juntar estes dois: colocar um num lado da taça e o outro no outro) e amassar durante 10 minutos numa velocidade lenta.
  • Deixar descansar 5 minutos e amassar mais 5 minutos numa velocidade média (estar atento à batedeira, pois pode agitar um pouco e desandar)
  • Cobrir com película aderente e deixar levedar uma hora e meia a 2 horas (a massa vai ser bastante húmida e difícil de trabalhar; convém ter bastante farinha para polvilhar a superfície de trabalho e as mãos)
  • Opção (levedação lenta):
    Moldar a massa numa bola e colocar num banetton polvilhada com bastante farinha. Cobrir com um plástico e deixar levedar no frigorífico durante a noite.
    Banneton
  • Opção (cozer o pão após 1ª levedação):
    Após as 2 horas de levedação, a massa terá dobrado de volume. retirar da taça com cuidado para cima de um papel vegetal bem polvilhado com farinha. Dar uma dobra sobre ela mesma e deixar levedar mais 40 a 50 minutos coberto com um pano de cozinha.
  • Aquecer o forno a 250º e colocar um dos tabuleiros a meio do forno virado ao contrário.
    Colocar no fundo um tabuleiro menor com um pouco de água (vai dar humidade interior e fazer com que a crosta seja estaladiça)
  • Com a ajuda de uma tábua, fazer deslizar o papel vegetal com a massa sobre o tabuleiro. Com um borrifador de água, borrifar o interior do forno e fechar imediatamente a porta.
    (no caso de ter usado o banneton, terá de virar a massa sobre o papel vegetal)
    banneton (pão virado)
  • Reduzir a temperatura para 200º e assar o pão durante 25 minutos.
  • Ao fim dos 25 minutos, retirar o tabuleiro com água e continuar a assar o pão mais 10 ou 15 minutos (depende do gosto de cada um).
  • Retirar o pão com cuidado e deixar arrefecer durante pelo menos 30 minutos antes de cortar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.