Bolo Lêvedo (Açores)

Se há coisas que eu ando a tentar defender são os nossos produtos e pratos tradicionais. Não importa se entram nos cânones do saudável, a verdade é que temos por cá coisas mesmo muito boas. 

Uma das minhas paixões aquando uma viagem há uns bons anos aos Açores foi o bolo lêvedo. Actualmente a moda é o bolo de caco da Madeira, também delicioso, mas garanto-vos que o bolo lêvedo deixa o seu primo a alguns pontos de distancia na minha opinião. São bastante diferentes, mas facilmente confundidos pelo seu aspecto. O bolo do caco é confeccionado com batata doce enquanto o bolo lêvedo é precisamente isso: mais bolo, pois leva manteiga, ovo e açucar.

Menos famosos e mais difíceis de encontrar frescos no continente, resolvi pesquisar algumas receitas, depois de inspirada na entrada do blog do Rui (Faz e Come) e encontrei esta que adaptei para quantidades menores.

O desafio é resistir a comê-los ainda quentes com uma bela manteiga  dos Açores ou como eu, com clotted cream (um dia tenho de partilhar a minha obcessão com clotted cream) num United Kingdom meets Portugal, e doce de mirtilos.

Bolo Lêvedo


Ingredientes (faz 6):

  • 250 g Farinha tipo 65 sem fermento;
  • 65 g Açúcar
  • 65 g Manteiga à temperatura ambiente
  • 7 g Fermento seco (Fermipan)
  • 100 ml Leite meio gordo morno
  • 1 Ovo M
  • 1/2 colher de chá de sal

Coloque num recipiente ou na taça de uma batedeira com o gancho de massa, a farinha, juntando-lhe no centro o leite os ovos, açúcar e o fermento. Misture tudo – com uma colher de pau, ou num velocidade baixa – até formar a massa.

Adicione agora o sal e a manteiga e misture tudo muito bem com as mãos. Retire a massa do recipiente e amasse-a muito bem. A massa é um tanto pegajosa, mas não desanime. Após terminar forme uma bola, polvilhe com farinha e coloque num recipiente para levedar cerca de uma a duas horas (até dobrar o seu tamanho).

Com a massa levedada, divida em 6 partes e forme bolas. Polvilhe-as com um  pouco de farinha, cubra-as com um pano de cozinha e deixe levedar mais duas horas.

Tradicionalmente os bolos lêvedos são cozinhados em forno de lenha num recipiente de barro, mas como nas nossas casas deverá ser raro termos um, o melhor é usar uma frigideira de preferência antiaderente.

Aqueça a frigideira (usei uma placa lisa de grelha) num lume muito brando. Aqui reside a “grande dificuldade”: a placa ou a frigideira não pode muito quente. Há que encontrar um equílibrio de temperatura para ir cozinhando os bolos, pois podem começar a queimar por fora e ainda estar em massa crua por dentro.

Espalme as bolas até obter uma bolacha com cerca de 1 cm de espessura e coloque-as na frigideira ou placa. Vai demorar um pouco. Cerca de 10 minutos ou um pouco mais, pois é uma “fritura lenta”.

Retire-os para um pano e cubra-os, enquanto termina os restantes.

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.