Mexilhões Gratin

Gosto sempre de ter estes mexilhões no congelador. São uma boa opção de “urgência” ou quando nunca sei o que fazer numa noite em que me apetece algo confortante.

Marisco é algo que sabe sempre bem e nunca deixo de ficar surpreendida quando me dizem que não gostam de marisco…  e de chocolate.

Este prato fiz precisamente numa dessas noites em que cheguei a casa e uma simples sopa não ia chegar. precisava do ritual de “fazer qualquer coisa”. Mas normalmente tenho sempre tudo congelado. Mas estes mexilhões são tão versáteis que podem ser usados mesmo congelados.

Este prato acompanhado de um vinho branco fresco, é perfeito para aquele jantar de meia da semana em que nos apetece… qualquer coisa.


Ingredientes:

Mexilhões da Nova Zelândia (3 por pessoa)
1 chalota
1 tira de pimento vermelho
50 ml de leite
20 ml de vinho branco
1 dente de alho
½ colher de sobremesa de maizena
50 gr de cheddar ralado
Piri-piri em flocos
Azeite q.b.
Coentros para decorar

Numa frigideira (de ferro opcional) que possa ir ao forno, saltear a chalota, o pimento vermelho e o dente de alho. Juntar os mexilhões descongelados e deixar ganhar sabor e largar a água natural. Dissolver a Maizena no leite. Refrescar com o vinho branco.
Juntar o leite e a Maizena e deixar engrossar. Ir regando os mexilhões com este caldo. Juntar 1/3 do queixo ao caldo e deixar derreter.
Quando o caldo estiver todo incorporado, e os mexilhões cozinhados, cobrir as cascas com o restante cheddar e levar a gratinar uns minutos – o suficiente para derreter o queijo.
Polvilhar com coentros picados.
Servir com tostas ou uma tira de focaccia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.