Bolachas de Chocolate e Especiarias

Cada vez mais se fala no consumismo e como a época de festas se tem tornado vazia e fútil. Num ano que não foi fácil, diminuí drasticamente a oferta de presentes.

Acima de presentes, sinto que a PRESENÇA é muito mais importante. Pessoas que se foram porque… a vida acontece… Pessoas que ficaram apesar da vida acontecer. E por isso quis demonstrar às pessoas que estiveram comigo este ano, que sentiram comigo, o carinho que tenho por elas, fazendo algo com carinho: umas bolachinhas de chocolate.

E de caminho, testar mais uma receita na busca infindável da massa ideal para utilizar os meus carimbos maravilhosos da Nordic Ware. Às vezes apetece-me tanto usá-los, mas só de pensar que a massa se agarra e a dor que é andar a separá-la dos selos, desisto.

Gosto muito de cozinhar e este era um projecto de carinho, amizade e amor, mas há coisas que me tiram por demais a paciência e este processo dos carimbos é uma delas. Felizmente começo a pensar que não é tanto a receita, mas sim o método: refrigerar a massa, estendê-la fria, com farinha abundante, ter os selos enfarinhados e fazer a pressão certa.

Com muito carinho aos que me visitam aqui neste Uma Receita, com votos que 2020 seja infinitamente melhor que todos os outros anos que já passaram e que seja o ano quem que os vossos sonhos e desejos se realizem, deixo-vos a receita de umas bolachinhas irresistíveis e muuuuuuuuiiito gulosas, como eu.


Ingredientes:

Biscoitos (cerca de 28):

  • 1 1/2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3/4 colher de chá de sal fino
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/4 de colher de chá de cravo em pó (eu não gosto de cravo, não uso)
  • 112 gr de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3/4 de chávena de açúcar amarelo
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado (de uma peça de 5 cm)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo grande à temperatura ambiente

Cobertura

  • 1/3 de chávena de açúcar em pó
  • 1 colheres de sopa de licor de laranja (ou Cointreau)
  • 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal derretida


Misturar a farinha, o cacau, o sal, o gengibre em pó, a canela e o cravo (se for utilizado). Numa tigela grande, bater a manteiga com açúcar amarelo, gengibre fresco e bicarbonato de sódio até obter um creme claro e homogéneo. Adicionar o ovo e voltar a bater em velocidade média para combinar. Reduzir a velocidade e envolver bem a mistura de farinha com o cuidado de não bater demasiado para não desenvolver o glúten da farinha.

Formar uma placa com a massa, cobrir com película e levar 1 hora ao frigorífico.

Estender a massa sobre um tapete de silicone ou folha de papel vegetal com ajuda de farinha abundante para não pegar ao rolo, até obter uma espessura de cerca de 4 mm. Polvilhar um carimbo com farinha, batendo o excesso e pressione uniformemente para marcar o desenho na massa. Use um cortador redondo para formar as bolachas.

Repita o processo com a massa restante (podem juntar os pedacinhos e voltar a amassar), organizando as bolachinhas com 2 cm de distância no tabuleiro. Leve ao frigorífico cerca de meia hora, o tempo para pre-aquecer o forno a 180º ventilado. Cozer no forno aquecido ficarem firmes ao toque, cerca de 15 minutos.

Cobertura:

Entretanto, misture o açúcar em pó, o licor de laranja, a manteiga derretida e uma pitada de sal. A cobertura devera ter a consistência de mel liquido. (Se estiver muito grosso, misture mais licor de laranja.) Deixar as bolachas arrefecer sobre uma rede nas folhas ou nos tapetes de silicone durante 8 minutos e então pincelar com a cobertura. Retirar das folhas e arrefecer completamente.

As bolachas podem ser armazenadas num recipiente hermético em temperatura ambiente até 5 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.