Molotov

Molotov… Molotof… É uma sobremesa russa? É portuguesa? Poderia explicar tudo isto, mas existem imensos blogs que o fazem, devidamente fundamentados historicamente.

A verdade é que para mim o Molotov (sempre dissemos assim lá em casa) é a sobremesa tradicional de quando íamos em família ao restaurante. Era isso ou mousse de chocolate. Lembro-me vagamente de a minha mãe ter feito uma ou duas vezes para as minhas festas de anos (ela insiste que só fez uma vez e correu mal, eu não me lembro nada disso, mas como eu era pequenina e ela agora tem 90 anos… podemos ambas estar equivocadas). E por isso é mais uma receita da cozinha tradicional portuguesa que junto aqui ao grupo das receitas de família.

O que interessa é que Molotov é bom! É muuuuuuiiiito bom! É daquelas sobremesas que não é pudim, não é bolo. Tem uma textura que se bem feito se desfaz na boca. O doce travo do caramelo desliza no palato e acompanha aquela textura de nuvem suave. Sim, parece poesia, e é um milagre da culinária: claras e açúcar apenas.

Molotov (vertical)

É bom… é de execução fácil… mas também é daqueles em que tudo pode correr mal. Sempre que via receitas, pediam 10 claras de ovo… ou 6… e durante alguns anos andei a experimentar Molotovs pequenos. Gosto de fazer as coisas em quantidades pequenas. E não me corriam bem. Até que descobri a formula milagrosa: podemos fazer o Molotov do tamanho que quisermos se seguirmos esta formula: 1 clara, 1 colher de sopa de açúcar, 1 minuto de forno.

Simples não é?


Ingredientes:

  • 5 claras de ovo à temperatura ambiente
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de caramelo líquido
  • pitada de sal
  • manteiga e açúcar para untar a forma.

Pré-aquecer o forno a 180º C (não ventilado, apenas resistência superior e inferior). Deixar aquecer bem e ter a certeza que está a esta temperatura. Pode fazer TODA a diferença.

Untar uma forma de tubo muito bem com manteiga e polvilhar com açucar.

Numa batedeira em velocidade máxima bater as claras com uma pitada de sal (ajuda a manter a estrutura), aos poucos conforme as claras vão tendo consistência, juntar as colheres de açucar uma a uma. Deixar bater bem, até todo o açucar estar dissolvido nas claras e estarem bem consistentes. Juntar a colher de sopa de caramelo e voltar a bater até ficar bem misturado nas claras.

Deitar o preparado às colheradas na forma, tendo o cuidado de ir alisando para que não fiquem buracos.

Levar ao forno durante 5 minutos. Após este tempo, desligar o forno e deixar mais 25 minutos com o forno desligado.

Retirar e desenformar com cuidado e colocar no frigorífico. Servir bem frio, com mais caramelo a gosto.

3 Comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.