Coalhada de Laranja e Gengibre

Coalhada ou curd?

Ainda em modo de aproveitamento de laranjas, mais uma versão de uma receita de limão, transformado para usar em laranjas. Já o tinha feito para tarte merengada de limão e é mesmo delicioso.

Imagino este molho a acompanhar um bolo de chocolate que farei e partilharei convosco em breve, numas panquecas num pequeno almoço de fim de semana, penso que a imaginação será o limite.

É uma receita muito simples e rápida de fazer.

Nota MUITO IMPORTANTE: se pensam em deitar fora as raspas coadas da laranja e do gengibre… NÃO O FAÇAM! Reservem num frasquinho. Dá uma “manteiga” deliciosa para espalhar sobre duas ou 3 bolachas!

 Coalhada de laranja


Ingredientes:

  • 150 ml de sumo de laranja (reservar 50 ml)
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • raspa de uma laranja grande
  • 125 gr de açucar
  • 1 colher de chá de amido de milho (Maizena)
  • 2 ovos
  • 100 gr de manteiga sem sal

Numa tacinha, dissolver o amido de milho com 50 ml do sumo de laranja e reservar.

Numa panela juntar o açucar, o sumo (100 ml) e raspas da laranja e levar a lume brando até o açucar se dissolver. Deixar ferver uns 3 minutos, baixar o lume e juntar a manteiga. Mexer devagar até a manteiga derreter. Juntar o sumo de laranja com o amido de milho e mexer para incorporar. Nesta altura a mistura começará a engrossar.

Numa outra tigela, bater muito bem os 2 ovos. Juntar devagar esta mistura, bater bem, até estar uniforme e regressar ao lume para engrossar um pouco mais. A coalhada estará pronta quando tiver a consistência de natas bem batidas, mas não ao ponto de chantilly.

Retirar do lume e coar os grumos e raspas (guardem estes “restos” coados, vejam a nota na introdução) com um passador de rede fina para frascos esterilizados. Deixar arrefecer totalmente.

Deve-se guardar no frigorífico e mantém-se bom para consumo até 3 semanas.

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.