Risotto de Abóbora e Trufa

Chegando o fim de semana e com este tempo outonal, adoro chegar a casa e descontrair na cozinha a preparar a minha preferida comida de conforto: risotto. Há qualquer coisa naqueles 20 a 25 minutos em que simplesmente estamos ali a mexer, a mexer que me dá imensa calma de espírito.

Hoje foi um dia desses. Há muitos anos apaixonei-me pelo sabor excêntrico da trufa quando no restaurante A Tágide, escolhi precisamente um risotto de abóbora e trufa negra. A trufa é como a ópera, dizem: ou se ama ou se odeia. E eu amo as duas.

Ah… Mas trufa é muito caro. É! Mas há sempre soluções. E chegando esta época, passe a publicidade, o Lidl coloca nas suas lojas produtos da marca Deluxe. Um verdadeiro tesouro de sabores gourmet a preço acessível. Nesses produtos há um que ajuda a fazer esta receita a um preço mais confortável para as nossas carteiras: Trufas raladas em Azeite, a que eu recorro para fazer açambarcamento de loja para durar um ano e garantir o meu risotto e outras iguarias que possam levar trufa por uns meses.

2019tem1kw44_021

Este risotto varia dos outros por causa deste ingrediente e por usar puré de abóbora para lhe dar mais cor e cremosidade. Neste caso em particular, usei também cogumelos shimeji para conferir um pouco mais de textura, mas podem omitir.

Sem mais demoras, passemos à receita.


Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 2 chávenas de café de arroz arbóreo
  • 1 chalota média picada
  • 1 dente de alho picado
  • 2 chávenas de café (iguais à medida de arroz) de Martini Extra Dry
  • 4 colheres de sopa de puré de abóbora (abóbora assada sem tempero e reduzida a puré)
  • 100 gr de abóbora cortada em cubos de 1 cm
  • 50 gr de cogumelos shimeji
  • 2 colheres de chá de trufas raladas em azeite Deluxe Lidl
  • 500 ml de caldo de legumes bem quente (pode eventualmente ser preciso um pouco mais, mas podem compensar com água)
  • 20 gr. de parmesão ralado na altura
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • fio de azeite
  • sal a gosto

Numa frigideira, saltear a abóbora e os cogumelos com um fio de azeite até caramelizarem bem. Reservar e manter quente.

soniasantosphoto-01

Num tacho fundo derreter 2 colheres de sopa de manteiga e refogar em lume baixo a chalota, o alho e o tomilho, até ficarem translúcidos. Juntar o arroz e envolver, cozinhando mais uns 2  a 3 minutos.  Refrescar com o Martini,  deixar evaporar o alcool  e ir mexendo até o arroz absorver o liquido quase totalmente.

Com a ajuda de uma concha, deitar caldo de legumes aos poucos. Na primeira vez, deverá cobrir totalmente o arroz. A partir deste ponto, contar 20 minutos. Mexer continuamente até desaparecer o caldo e ir repondo aos poucos, apenas o suficiente para cobrir o arroz e repor quando for absorvido.

Quando faltarem 10 minutos, juntar o puré, a abóbora, os cogumelos salteados (reservar uns poucos para a guarnição se desejarem) e envolver no arroz. Continuar a mexer e adicionar  caldo para cozinhar o arroz.

soniasantosphoto-05

Chegando aos 20 minutos de cozedura, verificar a consistência do arroz. Deverá estar firme ao toque mas tenro quando trincado e deverá estar cremoso, não caldoso. Neste ponto juntar a manteiga restante, as trufas em azeite e o queijo parmesão, envolvendo tudo.

Tapar e deixar descansar 1 ou 2 minutos. Servir de imediato, descartando o ramo de tomilho e guarnecer com os cubos de abóbora e os cogumelos reservados, num prato fundo.

2 Comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.