Carpaccio de Robalo com Leite de Coco e Lima

Há sabores que nos surpreendem. Há sabores que questionamos se ligam bem.  E texturas.

Quando vi na ementa “fish carpaccio with coconut milk and lime” pensei que só poderia ser perfeito. E fresco. E delicioso.

E era…

Carpaccio de Robalo

Em conversa com um chef amigo, discutimos que tipos de peixe poderiam ser utilizados para este prato. Peixes de carne firme é necessário. A minha paixão por robalo venceu. Assim que apanhei um bom robalo com um tamanho simpático para filetar não perdi a oportunidade de recriar este prato que descobri além fronteiras.

É muito fácil de fazer, mas requer algumas capacidades de trabalho com faca. Se numa peixaria boa se consegue que nos façam uns bons filetes de peixe, já para carpaccio a exigência é um tanto maior e nem todos em casa saberão fatiar peixe da espessura de uma folha de papel. Mesmo que toscamente cortado, o sabor vai entrar na carne do peixe e fazer vibrar as papilas gustativas. E certamente faz um vistaço num jantar como entrada.

soniasantosphoto-9771-2


Ingredientes:

  • 1 robalo de 1 kg (necessário para ter um bom filete)
  • 50 ml de leite de coco
  • 25 ml de sumo fresco de lima
  • sal e pimenta branca a gosto
  • pitada de malagueta moída (opcional)

Numa taça misturar o leite de coco com o sumo de lima e temperar a gosto. A malagueta é opcional aconselho a algum cuidado mesmo que gostemos muito de picante, pois pode ofuscar a fragrância fresca do coco e lima.

Dispor o peixe finamente fatiado e sem pele num prato e verter a mistura anterior sobre as fatias não ensopando, mas cobrindo ligeiramente como se de uma salada se tratasse. Não convém ficar um caldo e sim tudo devidamente coberto para absorver os sabores.

Deixar repousar uns 15 minutos e servir.

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.