Torta de Laranja do Marco (reinventada)

Muito se tem falado da torta do Marco da Casa dos Segredos. Acho eu, porque só ouvi falar dela há uma semana.

Comentava-se por aqui, num momento lúdico do departamento, as filas inacreditáveis por altura do Ano Novo para comprar a dita torta. Ora… Para mim torta de laranja, é torta de laranja (nunca tinha feito na verdade, mas continuo com imensas laranjas para dar vazão e pior, um pacote de gemas pasteurizadas a aproximar-se perigosamente do fim do período de validade), pelo que fui perceber o que a torta tinha de especial.

Acho que o tem de especial, é porque… é a torta do Marco! Da Casa dos Segredos. Porque de resto… É uma torta de laranja como as outras todas cujas receitas andei a pesquisar.

soniasantosphoto-0803

Assim sendo, então pensei: “Deixa-me lá estragar isto tudo. Tenho gemas para gastar e laranjas. Vamos inventar.” E o que saiu foi uma torta saborosa, intensa mas com uma quantidade muito mais razoável de açúcar.

soniasantosphoto-0814

Convido-vos a experimentar. E se não souberem o que fazer às claras que sobram… Podem congelar e usar posteriormente numa Pavlova de frutos silvestres quando vier a primavera.


  • 10 gemas
  • 200 gr de açucar
  • sumo de laranja e meia
  • raspas de 1 laranja
  • 10 gr. de fermento
  • 20 gr de Maizena
  • 20 gr. de farinha
  • 15 gr. de manteiga sem sal derretida

Misturar o açúcar, as farinhas e o fermento em pó. Juntar a raspa e o sumo de laranja. Adicionar as gemas e misturar bem. Finalmente juntar a manteiga arrefecida, mas líquida.

Untar com spray desmoldante ou manteiga uma forma de 30 cm de comprimento, pelo menos (convém que a massa fique apenas com 1 cm de altura, ou vai ficar muito grossa e ao enrolar não fica bem) e colocar papel vegetal (também untado).

Colocar no forno e deixar cozer durante aproximadamente 20 minutos (numa temperatura de 200º forno ventilado).

Retirar do forno, colocar açúcar por cima e enrolar ainda quente. Voltar a polvilhar com açucar para decorar e conferir aquele crocante.

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.