Queijo Fresco

Nos dias em que cada vez mais temos de ter todo o cuidado com o que comemos, com o regressar às origens dos produtos básicos, como por exemplo o pão, onde se encontra opções tradicionais de massa mãe, de fermentação longa e artesanal, uma coisa tão simples como queijo fresco também é possível fazer em casa.

Bastam, no geral, alguns utensílios e 3 ingredientes: leite, sal e vinagre ou sumo de limão e algum tempo. Depois podemos variar enriquecendo o leite com natas gordas ou light, usando leite de cabra em vez de vaca, adicionando ervas como salsa ou coentros… As possibilidades são imensas. Podemos deixar ficar mais cremoso ou mais compacto.

Encontro imensa satisfação naquele momento em que quando finalmente tiro o queijo do pano e corto a primeira fatia. Então se tiver disponível um daqueles pães artesanais de centeio, estou desgraçada.

Descobri há pouco tempo um set da Tescoma que ajuda no processo, mas não o tendo também podemos usar uma gaze ou um pano de cozinha fino e uma lata de conserva com pelo menos 1 kg para fazer peso.

queijo fresco

Na receita que partilho e que dará um queijo de mais ou menos 250 gramas, explico o método com utensílios que todos podemos ter em casa: panela grande, pano de cozinha fino muito bem lavado (em opção e preferencialmente gaze que se compra facilmente online), lata de conserva (do que for, desde que pesada), passador grande e taça  grande.


Ingredientes:

  • 1 litro de leite gordo
  • 200 ml de natas light
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 60 ml de vinagre de vinho branco

Numa panela suficientemente grande, levar a lume brando o leite as natas, preferencialmente à temperatura ambiente. Aquecer, mexendo sempre, pois os sólidos do leite ao aquecer, tendem a pegar ao fundo. Se tiverem um termómetro, aquecer o liquido até aos 92ºC ou em alternativa até começar a formar bolinhas de lado, antes de ferver.

Nesta altura, desligar o lume e juntar o vinagre. Mexer suavemente para provocar a coagulação dos sólidos do leite que se vão separar e formar o queijo. Deixar repousar meia hora.

Após esta meia hora, usando uma colher ir retirando com cuidado a coalhada para um pano fino sobre um passador e uma taça para recolher o líquido que vai escorrer. Assim que todos os pedaços forem recolhidos, juntar sal e mexer com cuidado para não quebrar muito a coalhada.

O liquido que sobra na panela e que vai escorrer dos sólidos é muito rico em nutrientes (proteína, vitaminas e minerais) e pode ser usado em muitas outras preparações como por exemplo em smoothies, fazer arroz, enriquecer molhos, marinar frango, etc.

Deixar escorrer durante uma hora. Passado este tempo, apertar bem o pano e formar uma bola ou se tiverem uma forma pequena, acondicionar o pano com a coalhada lá dentro para lhe dar forma. Voltar a colocar na taça (sem o liquido que escorreu), pressionar com a lata de conserva e levar ao frigorífico pelo menos 18 horas.

A densidade do queijo obtida vai variar do peso que colocarem em cima.

Passadas as 18 horas, retirar o pano, colocar num prato e servir com tostas ou a gosto.

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.