Frango Vilipendiado

Bom… Antes que o PAN ataque o UMA RECEITA, o frango não é bem vilipendiado. O termo vem do facto de lhe espetar uma sonda para assar… Mas já lá vamos! Há coisas piores antes para falarmos sobre este frango e é a marinada. O que tem? A marinada em si é simples… O ingrediente principal que a torna diferente é que é complicado de encontrar, até para mim.

Resumindo, a marinada tem por base um chile que comprei no mercado na minha ultima visita àquele país maravilhoso. O México é um país rico em várias vertentes e a sua gastronomia é uma delas. Se visitarmos um mercado, ficamos abismados com a quantidade de chiles que podemos encontrar: frescos, secos, fumados, grandes, pequenos, de sabor mais forte ou mais suave, mas todos com um objectivo característico na culinária mexicana.

Infelizmente, nem eu mesma sei se conseguirei novamente obter estes chiles Guajilos. São chiles de sabor suave, fumados, levemente picantes que transformam a carne do frango numa riqueza infinita de sabor.

Frango marinado sobre limão

Frango assado é sempre bom. Uma refeição transversal que agrada a todos e a solução go to quando não nos ocorre mais nada. Esta versão de frango assado, promete tudo isso e um sabor exótico. Vilipendiei-o sim, com a sonda do meu forno maravilha, mas vocês não precisam de o fazer.

Forno maravilha

Para um frango de 1 kg, bastam 45 minutos no forno e têm um frango delicioso, de carne húmida, para uma refeição despretensiosa e no entanto com a capacidade de deliciar todos à mesa.

Sonda térmica no frango

Ingredientes:

  • 1 frango de 1,5 kg (aproximadamente)
  • fio de azeite
  • rodelas de limão
  • sal a gosto

Para a marinada:

  • 3 chiles Guajilo grandes secos
  • água da cozedura dos chiles q.b.
  • 1 chávena de café de vinho branco
  • 1 tomate médio pelado
  • 3 dentes de alho
  • meio pimento vermelho
  • 1/2 colher de chá de cominhos
  • pitada de sal

Para a marinada lavar muito bem os chiles, pois tendem a estar expostos ao ar e poeira durante muito tempo. Colocar numa panela com água suficiente a cobrir e ferver durante 20 minutos. Posto isto, cortar em pedaços, descartando os pés que são bastante duros e reservando o líquido da cozedura.

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e picar até obter uma pasta. Ajustar a consistência com a água reservada da cozedura dos chiles.

Aquecer o forno a 200 º C. Se tiverem grill, melhor a esta temperatura.

Barrar marinada suficiente por toda a ave aberta em borboleta e temperar com sal a gosto. Regar com um pouco de sumo de limão e um fio de azeite. Colocar as rodelas de limão sobre uma grelha em cima de um tabuleiro e assentar o frango sobre elas.

Levar ao forno durante 40 a 45 minutos virando a meio do tempo ou se tiverem um termómetro (não necessariamente a minha sonda térmica que vilipendia) se o inserirem na parte mais espessa da coxa, ao medir 85º C, está pronto. Esta é a melhor referência de exactidão para qualquer frango de qualquer peso. A carne a esta temperatura está cozinhada, mantendo uma suculência em geral.

Retirar do forno, cobrir com folha de alumínio e deixar descansar uns 10 minutos permitindo que os sucos se voltem a espalhar por toda a peça.

Este frango vai lindamente com qualquer dos nossos tradicionais acompanhamentos: umas batatas fritas em rodelas ou um arroz branco e no meu caso a indispensável salada.

Nota: para melhorar o sabor, no fundo do tabuleiro há de ter caído um pouco da marinada. Juntar um pouco de água quente, levar ao fogão e despegar todos os resíduos reduzindo a um saboroso molho. Passar por um passador e servir sobre o frango.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.