Bolo de Leite Condensado e Caramelo

Normalmente o meu processo criativo culinário começa a pensar na fotografia que vai resultar e depois como vou executar ou desenvolver ou recriar a receita.

Neste caso, comecei este bolo para agradecer a ajuda de uma colega que gosta muito dos meus cozinhados. Pensei no que ela gosta: CARAMELO, e como poderia ser criativa com isso. Afinal este bolo acabou por ser uma deliciosa surpresa que hei de desenvolver melhor e melhorar, pois já como está, é uma delicia viciante.

É um bolo que pode ser muito versátil e poderá ser recheado das mais diversas maneiras. Suporta um recheio pesado e doce, como um caramelo, como suponho que poderá ficar lindamente com um recheio suave de morangos e chantilly.

Quanto à minha colega, a expressão de felicidade no rosto dela no dia seguinte foi mais que suficiente para saber do sucesso que tinha feito lá em casa.

soniasantosphoto-9107

No entanto, embora o bolo tenha resultado muito bem em sabor, textura e apresentação, infelizmente não estou tão satisfeita quanto às fotografias resultantes, mas não quis deixar de partilhar já convosco a receita. Quanto às fotografias… É só um motivo para voltar a fazer esta delícia.


Ingredientes:

PARA O BOLO:

227 gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
120 gr de açucar
4 ovos L
200 gr  de farinha (sem fermento)
1 3/4 colheres de chá de fermento em pó
300 gr de leite condensado (pouco menos de uma lata cheia)
3/4 colher de chá de extracto de baunilha
2/3 de colher de sopa de sumo de limão

PARA O CARAMELO:

1 chávena de açucar
1/4 chávena de água
85 gr de manteiga sem sal cortada em cubos
172 chávena de natas à temperatura ambiente

Preparação:

Aquecer o forno a 170º sem ventilação. Untar e polvilhar uma forma de 23 cm de diâmetro, caso queiram fazer um bolo de camadas recheado com o caramelo. Se não, uma forma bundt para 10 chávenas será suficiente.

Bater o açucar e a manteiga até se obter um creme claro e fofo. Juntar os ovos um a um até estarem devidamente incorporados. Juntar o leite condensado e continuar a bater até obter uma massa homogénea.

Assim que a massa estiver liquida e suave, juntar a farinha com o fermento, envolver o suficiente apenas para deixar de haver grumos (há que ter o cuidado de não bater muito os bolos depois de adicionar a farinha, pois ficam duros).

Juntar o sumo de limão e a baunilha, envolver e deitar na forma.

Cozer cerca de 30 a 35 minutos ou fazer o teste do palito.

E agora o caramelo para o recheio e cobertura:

Adicionar o açúcar e a água num tacho em fogo médio. Não mexa! Basta rodar o tacho até o açúcar derreter e tomar uma cor âmbar clara. Usando um termómetro de leitura instantânea, a calda obtida nesta altura deve registar 175º.

Com cuidado (vai borbulhar muito), adicionar a manteiga e mexer com uma vara de arames até que toda a manteiga derreta.

Retirar o tacho do lume e adicionar lentamente as natas, mexendo sempre até que tenham sido totalmente incorporadas. Levar novamente ao lume um minuto ou dois para cozinhar.

Deixe arrefecer cerca de 5 minutos e, despeje num recipiente hermético de vidro e guarde no frigorífico para atingir uma espessura consistente.

Para decorar o bolo, cortar a meio no sentido longitudinal, o bolo já frio com uma faca de serrilha. Usar um terço do caramelo para rechear. Colocar a outra parte do bolo em cima e cobrir com o restante caramelo. Aqui pode ser um pouco a gosto: fazer uma cobertura tipo naked ou deixar que o caramelo lentamente pingue ao longo das paredes do bolo.

Podem ainda decorar com umas raspas de chocolate.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.