Bolo de Fubá Cremoso

Li recentemente no New York Times a tendência que se verifica nos hábitos de compras nos supermercados. Parece que por terras americanas, há cada vez menos pessoas a fazerem as compras da semana (ou do mês) e sim, a comprarem à medida do que vão necessitando, resultando daí uma quebra de vendas nas chamadas grandes superfícies e um sucesso de supermercados como o Aldi.

Por mim, há muito que me rendi às novidades do Aldi e do Lidl, na busca constante de sabores diferentes. O que me leva à receita de hoje.

Numa das minhas incursões ao Aldi, para ver aqueles lineares com os produtos “estranhos” dei com um pacote de mistura para Bolo de Fubá. Devo já dizer que eu e receitas de bolos do Brasil não nos damos muito bem. O que não deveria ser assim, porque na verdade ainda não tinha experimentado nenhuma, mas há uns anos ofereceram-me um livro e não fiquei fascinada com nada…

soniasantosphoto-9586

csm_mistura-para-bolo-de-fuba-renata-brasilien_9c86fe6ff4

Tinha esta embalagem há meses na despensa e este fim de semana, já com saudades de meter um doce no forno, dei comigo a fazer o bolo. Uma busca rápida na net para perceber efectivamente o que era, levou-me à versão cremosa do bolo. Resolvi então aldrabar as indicações do pacote e fazer uma experiência que resultou lindamente. Experimentem e partilhem nos comentários abaixo.

Se não encontrarem o pacote de mistura, é possível que já não exista nas lojas, nos ingredientes da receita desconstruí os secos para que possam fazer este bolo mesmo na falta da mistura já preparada.

 


Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 200 ml de leite de coco
  • 480 ml de leite (ou 2 chávenas)
  • 2 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida (40 g)
  • 1 embalagem de bolo de fubá Renata
  • (ou 2 chávenas de açúcar + 1 1/2 chávena de fubá + 3 colheres de sopa de farinha de trigo + 1 colher de sopa de fermento em pó + 1/3 de colher de chá de erva doce))
  • 50 g de queijo Parmesão ralado

Pré-aquecer o forno a 180º.

Bater no liquidificador todos os ingredientes líquidos durante 3 minutos.

Juntar a mistura de bolo e o queijo parmesão e bater mais 1 minuto somente para misturar.

Colocar numa forma de 23 cm de diâmetro ou forma bundt com capacidade para 10 chávenas untada com manteiga e polvilhada com farinha. Cozer cerca de 45 a 50 minutos até que fique bem dourado na superfície. Neste bolo não se consegue fazer o teste do palito porque vai ficar um tipo pudim no meio. A referência para devidamente cozinhado é a superfície dourada e a soltar-se dos lados.

Tirar do forno e deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Polvilhar açúcar em pó e servir.

Nota: segundo consta, deve servir-se frio, mas eu não esperei para provar e mesmo morno é muito saboroso.

soniasantosphoto-9558

One Comment Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.